Os ‚Retail s*ckers enganados pelas baleias manipuladoras‘ – Roubini sobre a queda do preço do Bitcoin


0
Categories : Bitcoin

Bitcoin, a maior moeda criptográfica do mundo,

está novamente nas notícias depois que o economista americano e popular criptocrítico Nouriel Roubini afirmou que não tinha valor intrínseco, acrescentando que o BTC é fortemente manipulado. Levando para o Twitter no Dia de Ação de Graças, o criptocrítico, de fato, também passou a culpar o investidor de varejo FOMO pela última queda no preço do Bitcoin. Roubini disse,

„Veja também a evidência acadêmica de que o Tether é usado para manipular o mercado de Bitcoin. E veja a recente acusação de BitMex e seu CEO e gangue criminoso. Ela [Bitcoin] não tem valor intrínseco, não é apoiada por nenhum ativo, não tem curso legal, não pode ser usada para pagar impostos“.

Roubini tem sido um dos mais antigos críticos da indústria, com o economista chegando ao ponto de elogiar as acusações do CFTC contra o CEO da BitMEX Arthur Hayes há algumas semanas, tendo afirmado que Hayes e sua firma estavam conduzindo uma „operação criminosa massiva“.

No passado, o economista também havia chamado o Tether da stablecoin para a „manipulação criminosa“ dos comícios da Bitcoin.

A Bitcoin aumentou 134% este ano, atingindo um recorde de 19.293 dólares esta semana, antes de cair 12% nas tabelas de preços. A referida queda se deveu ao fato de a Bitcoin ter sido negociada perto de seus níveis de ATH, com os investidores criptoinvestidores logo se beneficiando de suas participações, puxando o preço da moeda criptográfica para baixo. Deve-se notar aqui que especialistas na área já haviam previsto esta queda, rotulando-a como uma correção de preço inevitável e regular.

Entretanto, enquanto influenciadores e touros Bitcoin notaram o potencial da BTC como um ativo seguro, Roubini parece convencido de que Bitcoin não tem „nenhum papel“ a desempenhar nas carteiras de investidores institucionais ou de varejo porque não é uma moeda, uma unidade de conta ou um meio de pagamento escalável. Roubini até mesmo argumentou,

„Os ventosadores de varejo com FOMO maciço têm saltado novamente para o BTC como fizeram no final de 2017, quando o preço passou de 10K para 19K apenas para cair para 3K em 2019. Somente os vencedores foram as baleias manipuladoras que despejaram seus BTC para as ventosas do varejo e levaram a sua queda de preço de 85%“.

O que é interessante aqui é que Roubini parece estar descontando a escala de participação institucional durante este rali de touros. Nos últimos meses, pessoas como a Square e a Microstrategy investiram milhões na Bitcoin. Embora o economista popular possa ser rápido em denunciá-los como „baleias manipuladoras“, deve-se notar que, ao contrário de 2017, muitas dessas entidades têm sido rápidas em destacar o potencial da BTC como uma moeda mais „ubíqua no futuro“.

O que é ainda mais interessante é que, com a última série de tweets, Roubini parece estar recuando em suas recentes declarações. Há algumas semanas, quando a BTC estava consolidando sua posição para subir novamente nos gráficos, o cripto-cetic havia admitido que o Bitcoin era „talvez uma reserva parcial de valor“. Embora muitos vissem isto como um sinal do aquecimento do economista até Bitcoin e das moedas criptográficas, agora parece que isto não iria durar muito tempo.